Maratona + Mulheres na Política

Habilidades humanas e técnicas
necessárias na carreira política

Curso totalmente online e gratuito

Ementa: Política e seus fundamentos, o papel da mulher na política, liderança voltada para a política, o papel da liderança feminina, formulação e consolidação de políticas públicas

Gerente: Rosangela Salvador Biral dos Santos
Professora: Fernanda Figueiredo Torres
Professora: Ana Carolina Oliveira Batista

Carga horária: 20h

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Intermediário

Público-alvo: Mulheres filiadas a partidos políticos, pré-candidatas e voluntárias a trabalharem em candidaturas femininas.

Requisitos técnicos: Computador e acesso à internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador com editor de texto.

Pré-requisitos para o curso: Ter habilidade para o uso de computador e internet.

Objetivo geral:

Proporcionar aprimoramento das habilidades humanas como liderança, perfil inovador e atento as mudanças do ambiente político, além de despertar para as principais políticas públicas inerentes ao meio social.

Conteúdos:

• Liderança
  • Fundamentos e Construção de Políticas Públicas
  • Política e seus fundamentos

Metodologia:

• O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online que levarão o cursista a uma melhor reflexão do conteúdo abordado.
  • Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).
  • Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

• A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário (obrigatório e pontuado) e atividades práticas (obrigatórias não pontuadas) ao longo do curso.
  • Há um questionário ao final de cada tópico, que juntos totalizam 100 pontos, sendo que os questionários possuem restrição para sua realização. Assim, só poderão ser realizados caso o estudante tenha acessado certos recursos ou tenha realizado a entrega de determinadas atividades, conforme especificado em cada um.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.