Maratona + Mulheres na Política

Protagonismo feminino na política: Oratória e Marketing pessoal

Curso totalmente online e gratuito

Ementa: Importância da Comunicação na atuação político-social da mulher. Fundamentos da Oratória. Combater a inibição e o medo de falar em público. Processo de Comunicação. Aspectos comunicacionais.
Falar com desembaraço e naturalidade. Adquirir estratégias para influenciar. Cuidados com a voz. Expressão corporal. Como falar em entrevistas para rádio, TV e redes sociais. Estratégica de marketing pessoal. Network. Construção de imagem pública por meio das mídias sociais.

Gerente: Rosangela Salvador Biral dos Santos
Professor: Welliton de Resende Zani Carvalho
Professora: Rejane Gambini Fialho

Carga horária: 20h

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Intermediário

Público-alvo: Mulheres filiadas a partidos políticos, pré-candidatas e voluntárias a trabalharem em candidaturas femininas.

Requisitos técnicos: Computador e acesso à internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador com editor de texto.

Pré-requisitos para o curso: Ter habilidade para o uso de computador e internet.

Objetivo Geral:
Propiciar o desenvolvimento de competências relacionadas a como falar em público e apresentar-se presencial ou virtualmente, bem como a realizar o marketing pessoal adequado à construção de uma imagem pública que se coloque à disposição para pleitear cargos eletivos na política.

Conteúdos:

• Oratória: como falar em público.
  • Marketing pessoal
  • Marketing digital

Metodologia:

• O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online que levarão o cursista a uma melhor reflexão do conteúdo abordado.
  • Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).
  • Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.
  • Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

• A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de questionário (obrigatório e pontuado) e atividades práticas (obrigatórias não pontuadas) ao longo do curso.
  • Há um questionário ao final de cada tópico, que juntos totalizam 100 pontos, sendo que os questionários possuem restrição para sua realização. Assim, só poderão ser realizados caso o estudante tenha acessado certos recursos ou tenha realizado a entrega de determinadas atividades, conforme especificado em cada um.
  • Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.